Representação Descritiva da Informação

Fundamentos do n. de chamada

Fundamentos do número de chamada e 20 princípios de como usar a tabela PHA (Prado, Heloisa de Almeida), inspirada em Cutter.

Referência

PRADO, Heloisa de Almeida. Tabela “PHA”: para individualizar os autores dentro das diversas classes de assunto, isto é, dentro dos mesmos números de classificação. 3. ed. rev. São Paulo: T. A. Queiroz, 2001.

Para acessar o esquema do livro acima, clique aqui.

A seguir um exemplo de questão de concurso da banca FGV, referente à temática, algumas citações que já caíram em provas e a referência de outro livro, que também é possível encontrar os fundamentos do número de chamada:

Questão

(FGV – FUNSAÚDE – 2021) A notação de autor de uma biografia individual, com autor identificado, deve apresentar:

A) o nome do autor, acrescido da letra inicial do sobrenome do biografado

B) o nome do autor, acrescido da letra inicial do título da biografia

C) o nome do biografado, acrescida da letra inicial do sobrenome do autor

D) o nome do biografado, acrescido da letra inicial do título da biografia

E) o título da biografia, sem acréscimo de qualquer letra inicial

Citação, comentários

Gabarito: C

“A notação é feita a partir do sobrenome do biografado, atribuindo a letra inicial do sobrenome do biógrafo. Notação = notação de autor do nome do biografado + marca de obra com letra inicial do sobrenome do biógrafo” (ORTEGA; SILVA; SANTOS, 2016, p. 114).

“Por vezes, é o título da publicação ou o nome geográfico que cumpre a função de acesso principal. A notação de autor pela primeira palavra do título é adotada para obras: a) com mais de três autores; b) de autoria desconhecida; c) publicações periódicas; d) publicações audiovisuais, e em coletâneas reunidas por editor, organizador, compilador ou similares” (ORTEGA; SILVA; SANTOS, 2016, p. 93).

Referência

ORTEGA, Cristina Dotta; SILVA, Camila Mariana Aparecida da; SANTOS, Marcelo Nair dos. A ordenação de documentos pelo número de chamada. In: Ordenação de documentos na atividade bibliotecária. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2016. p. 84-131.